As Cinco Cores do Magic

Em Magic você irá jogar com cinco cores, sendo elas: Branco, Verde, Preto, Vermelho e Azul. As cores são o que definem as mecânicas presentes em seu deck, o que você quer que o seu deck faça? Dê dano direto ao jogador? Exile criaturas? Cure você? Cresça em tamanho e/ou quantidade? Entre outras coisas. 

Dependendo do que você gostar como mecânica uma cor ou outra será mais indicada, mas também pode acontecer de você escolher montar um deck tribal. O que é um deck tribal? Um deck tribal é um deck montado exclusivamente com alguma criatura. Por exemplo, seu deck é um deck tribal de anjos, logo você terá anjos e outras mágicas que irão melhorar a sua mecânica de anjos. Se for um deck tribal, talvez você não possa escolher uma cor, apenas as criaturas e se adequar dentro da cor que elas geralmente carregam. Um deck de vampiro, por exemplo, possui mais vampiros de cor preta e/ou vermelha do que das outras cores, não é impossível, mas talvez fique limitado a criatura nesse caso. 

Vamos agora a explicação representativa de cada carta em Magic: 



Branco: esta é a cor que está associada à moralidade e ordem. Esta cor vai canalizar o seu poder através do terreno básico representado por Planícies (imagem abaixo). Seu símbolo ilustra um sol como representante, como no símbolo acima em que ele aparece em primeiro. Entre as cores do MTG existem algumas rivalidades e alianças, o Branco é aliado da cor Verde e Azul, ao mesmo ponto em que é rival das cores Preta e Vermelha. O principal objetivo de um deck Branco é a paz, além de carregar consigo uma associação com o coletivo, pensando no bem comum e igualdade entre seus indivíduos. 



Azul: esta cor vai canalizar o seu poder através do terreno básico representado por Ilhas (imagem abaixo) e está associada principalmente a água. Tem como direcionamento lógica, tecnologia e busca perfeição através do conhecimento. Seu símbolo é uma gota de água, como visto na primeira imagem das explicações sobre as cores. O Azul é aliado da cor Branca e Preta, ao mesmo ponto em que é rival das cores Verde e Vermelha. A busca do Azul é do conhecimento através do estudo e a melhoria do mundo e do ambiente onde ele está. Sua representação no mundo real seria o estudo formal, como universidades, centros de pesquisa, órgãos relacionados ao estudo.


Preto: esta cor vai canalizar o seu poder através do terreno básico representado por Pântanos (imagem abaixo). Esta cor é representada pelo símbolo de uma caveira como pode ver na primeira imagem da explicação das cores. Esta cor está geralmente associada a liberdade sem amarras morais e a busca de poder à qualquer preço desde que isso lhe seja conveniente. Esta cor é aliada do Azul e Vermelho e rival do Verde e do Branco. A cor Preta pode ser facilmente má interpretada na comunidade Magic, sendo que não necessariamente o Preto representa o mau. 


Vermelho: esta cor vai canalizar o seu poder através do terreno básico representado por Montanhas (imagem abaixo). Esta cor é representada pelo símbolo de uma bola de fogo, como pode ser observado na primeira imagem sobre as cores. Ele vem muito associado a uma paixão avassaladora e seguir seu próprio coração. Também é uma cor ligada a dano, dano rápido e direto nos jogadores alvo. O Vermelho tem como aliado o Verde e o Preto e é rival do Branco e do Azul. 


Verde: esta cor vai canalizar o seu poder através do terreno básico representado por Florestas (imagem abaixo). O Verde tem associação a natureza e a independência do instinto. Seu símbolo é uma árvore, como pode ser visto na primeira imagem das cores. A busca do Verde é a harmonia com a natureza, a aceitação, respeito as tradições e a confiança total na lei natural de que tudo está de acordo com a natureza. O Verde é aliado do Branco e do Vermelho e é rival do Preto e do Azul. 


Essas são as cores e manas mais comuns no Magic, porém ainda existem cartas que carregam outro tipo de manas. Quais são elas? 

* Incolores - cartas incolores são resumidamente cartas que chamamos de cartas artefato. Cartas artefato não tem cor específica, podem ser invocadas no campo pagando manas de qualquer cor. Geralmente vemos golems, constructos, entre outros tipos de criaturas bastante comuns desse mecânica. Segue abaixo a ilustração desse símbolo. 



* Desprovido (Devoid) - cartas que são desprovidas de cor são do tipo Eldrazi, que são criaturas que visam a destruição de tudo e por isso seus terrenos são chamados de Ermos (Wastes). Da mesma forma que as cartas incolores, cartas com desprovido podem ser invocadas pagando manas de qualquer cor, além dos próprios ermos. 



Para finalizar, temos também nomes para combinações de cores, podemos ver combinações de duas cores, três cores, quatro cores e até cinco cores ao mesmo tempo. Nessa postagem iremos tratas das Guildas de Ravnica que na história do Magic nos é apresentado combinações de duas cores e seus respectivos nomes e histórias na trama do próprio jogo. São elas: 

SELESNYA (VERDE + BRANCO): é uma combinação de cores em que veremos a união do coletivo própria do deck Branco somada ao crescimento avassalador e a ferocidade do deck Verde. 

AZORIUS (AZUL + BRANCO): é uma combinação de cores em que o jogador poderá tirar proveito das mecânicas defensivas do deck Branco e da mecânica de acelerar o próprio jogo comprando cartas adicionais que virá com o deck Azul. 

DIMIR (AZUL + PRETO): é uma combinação de cores com a fluidez e velocidade do deck Azul e a habilidade de prejudicar o jogador oponente com maldições e efeitos nocivos do deck Preto. 

BOROS (VERMELHO + BRANCO): é uma combinação de cores com o potencial defensivo presente no deck Branco combinado ao potencial de dano presente no deck Vermelho. 

ORZHOV (PRETO + BRANCO): é uma combinação de cores que vai gerar uma mecânica defensiva e ofensiva simultaneamente, consequentemente será um deck extremamente versátil. 

GOLGARI (PRETO + VERDE): é uma combinação de cores que irá gerar um grande potencial letal. Um combate direto com uma combinação desse tipo pode ser fatal para as criaturas que o enfrentam.

RAKDOS (PRETO + VERMELHO): é uma combinação bastante destrutiva para o oponente, terá o potencial de dano rápido e massivo do deck Vermelho combinado ao potencial nocivo para o oponente dos efeitos negativos do deck Preto. 

GRUUL (VERDE + VERMELHO): é uma combinação de excesso de dano, pois tanto o deck Verde quanto o Vermelho tem um enorme potencial ofensivo. 

IZZET (AZUL + VERMELHO): é uma combinação do dano rápido do deck Vermelho e da aceleração vinda do deck Azul. 

SIMIC (VERDE + AZUL): é uma combinação que prioriza criaturas grandes no deck Verde e uma velocidade de jogo a mais graças ao deck Azul. 



Sobre as manas e cores deixamos essas explicações mais básicas, lembrando que os comentários ficam abertos para quaisquer possíveis dúvidas que irão surgir.

Até a próxima postagem,
Ulli e Thiago

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